Avaliação de Ponto de Venda
A localização, em alguns casos, é um fator determinante para o sucesso do negócio.São 3 aspectos básicos para obter êxito:
– Capacidade de atrair clientes potenciais.
– Qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
– Criação de diferenciais que façam o cliente optar pelo seu negócio ao invés do concorrente.
Um bom ponto é aquele que produz um faturamento por metro quadrado acima da média do setor, mas existem outros fatores importantes como:
1. Análise do local (obstáculos que interferem no acesso e visibilidade, assim como o desenvolvimento)
2. Análise do consumidor (perfil, hábitos, e fluxo)
3. Análise da vizinhança (concorrentes/clientes)
4. Tendências da região
Análise do consumidor engloba saber se existe um fluxo mínimo de pessoas, horários de pico, meio de locomoção predominante, sentido de deslocamento.
A 3RCorp desenvolveu um sistema para avaliação do ponto comercial. Baseado em Visão Robótica, o sistema captura (através das câmeras) a imagem das pessoas em trânsito, realizando a contagem.
O sistema requer somente uma câmera inteligente instalada no ponto.
• Necessário ponto de energia
Complementando, o sistema de avaliação de ponto, associado ao sistema de contagem de pessoas, oferece uma avaliação mais completa onde é possível calcular o coeficiente de eficiência do ponto = pessoas que entraram/pessoas que passaram.