No artigo anterior, falamos sobre como o marketing e merchandising, quando bem aplicado, associando tecnologia e análise de observação, fornecido pelas câmeras, contribuem fortemente para o incremento de vendas. Agora trataremos sobre outra função da visão computacional que explora as câmeras na identificação de produtos, preço e compra.

Hoje em dia, Lojas sem Caixa humano e sem Caixa nenhum, já são uma realidade. Máquinas identificam os produtos pelos QR codes e lançam valores, bastando ao consumidor efetuar o pagamento por cartão, mas a Amazon Go, já possui loja física onde você entra com seu celular, associado à uma conta de cartão de crédito, escolhe seus produtos de necessidade e sai da loja sem “pagar” nada. Fica tudo registrado na sua fatura. Depois você confirma e efetua o pagamento dos produtos adquiridos, com preço e foto. É Fantástico!!!!

Câmeras instaladas no teto das lojas fazem a identificação de cada compra feita pelo cliente, valoram e faturam, sem nenhuma intervenção humana. Nas gôndolas, os produtos também estão previamente identificados com códigos nas embalagens, que facilitam a cobrança.

O fator da não utilização da carteira pelo uso do dinheiro ou ainda do não uso do cartão, dá a sensação de que não se está gastando, por consequência, o consumo de compras acaba aumentando, gerando mais vendas que o estimado. Sem querer, toda a tecnologia acaba contribuindo para esse aumento.

Por outro lado, os trabalhadores que param de atender nesse tipo de lojas, por consequência, perdem seu poder de compra.

VISÃO COMPUTACIONAL – CÂMERAS INTELIGENTES 3RCORP