As áreas de Marketing das empresas, através de seus profissionais, agora podem contar com o auxílio de câmeras que identificam clientes e seus hábitos, oferecendo produtos e serviços complementares, de acordo com o comportamento deles em seus estabelecimentos.
A Amazon Go, por exemplo, desenvolveu um modelo de varejo que identifica via celular e acompanha o cliente através do rastreamento de seus movimentos, desde o reconhecimento facial, aliadas a um banco de dados pré-definido, até a finalização da análise para aumentar as vendas. Pode-se saber: quem, quando, qual a frequência e quantos cookies de cada cliente frequentador do ambiente.
Ainda no reconhecimento facial, Lojas de grife já fornecem na tela do tablet para seus vendedores, a partir da entrada do cliente, informações de compras anteriores e demais dados de catálogo, entendendo e fidelizando indivíduos com potencial de compras. O Sistema, após a identificação, inspira lealdade à marca, analisa dados e converte também compradores eventuais em clientes frequentes. Também regulariza estoque, a partir das compras feitas por exemplo por idosos para seus pets, compras de preservativos para jovens, etc, levando a uma cadeia eficiente de suprimentos, com bom uso de recursos. Todo mundo ganha e tudo é feito a partir de uma câmera inteligente.
No passado, os donos de lojas conheciam seus clientes pelos nomes, mas o crescimento das cidades os transformaram em números que foram associados a dados, como sexo, faixa etária e interesses. Ou seja, o mundo mudou completamente e só é possível voltar a agradar aquele cliente que era conhecido, através de processos complexos de tecnologia e de identificação, agora possível, por visão computacional.
Essa tecnologia permite ainda identificar o que atrai e o que não atrai, dentro da sua Loja e ainda saber pontos quentes – mapas de calor – auxiliando na adaptação de layouts. Esse nível de detalhamento, exigiria dezenas de funcionários dedicados para verificar.
No próximo artigo falaremos sobre o uso de câmeras na cobrança dos produtos e a não utilização de caixas de pagamento.
VISÃO COMPUTACIONAL – CÂMERAS INTELIGENTES 3RCORP