A 3RCorp traz aqui uma entrevista com Fabio Vitaliano, Diretor da empresa, especialista em desenvolvimento de software e visão computacional.

Vitaliano como é conhecido, é Engenheiro Eletrônico pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Mestre em Ciência da Computação pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais) e Mestre em Administração de Negócios pela Wales University. Trabalhou por 28 anos no Grupo Itaú, atuando principalmente na Itautec em áreas de Automação Bancária, Desenvolvimento de Micros, Desenvolvimento de P&D e Novas Tecnologias. Foi responsável por importantes projetos como ATM’s, linha de Micros IS e Infoway (alcançando a liderança de mercado), mouse ortopédico (prêmio melhor produto de R&D) e sistemas de mapeamento dos processos para fábrica.

Na 3RCorp, Vitaliano desenvolveu o sistema da Bola Inteligente (Bola Dtech) em parceria com a Penalty que sinaliza quando a bola caiu dentro ou fora da quadra de voley (aprovado e certificado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) com precisão de 95% numa distância de até 0,5cm da linha). Foi responsável também pelo desenvolvimento do sistema de segurança dos cofres do Banco Itaú em parceria com a Oki Brasil para evitar intrusos.

É o Mentor da linha de produtos de monitoramento para aplicações no Controle de Fluxo de Pessoas com opção de mostrar o Sexo e Faixa Etária, Gerenciamento de Filas, HeatMaps, Atratividade de Vitrines e Displays, Gerenciamento de Vagas de Estacionamento, Portaria Inteligente, auxiliando empresas da indústria, comércio varejista e segurança na gestão de seus negócios com soluções tecnológicas de última geração.

Com esse vasto conhecimento técnico, podemos dizer que Fabio Vitaliano está altamente qualificado como profissional, para falar sobre Visão Computacional, tema que vem revolucionando o mercado principalmente de varejo, para definir estratégias operacionais, de marketing e fundamentalmente nas tomadas de decisão das principais empresas do Setor.

Vamos às questões:

1.    Como você entende a Visão computacional – VC?

 Vitaliano – A capacidade do computador reconhecer e enxergar os padrões das imagens captadas pelas câmeras, permitindo classificação e reconhecimento, da mesma forma como o cérebro humano e os animais interpretam.

2.    Como isso foi possível, como evoluiu tecnicamente?

Vitaliano – As primeiras experiências em Visão Computacional ocorreram na década de 1950.

 Foi utilizada para detecção dos contornos de um objeto e classificação do mesmo em categorias bem simples, como quadrados e círculos. Primeiro identificava um padrão e depois procurava aquele padrão na imagem através de cor, textura e área. O meu primeiro trabalho no INPE foi distinguir pelas imagens do satélite, as plantações agrícolas.

Com o poder de processamento dos computadores, a Visão Computacional cresceu bastante nas últimas décadas.

Depois, o reconhecimento começou a ocorrer através de contornos mais específicos como por exemplo no caso de uma pessoa: os olhos, nariz e boca. O sistema identificava que era uma pessoa.

Atualmente, o uso das Redes Neurais Convolucionais (CNN – Convolutional Neural Network) em Visão Computacional fazem um processamento prévio das imagens, gerando um mapa de caraterísticas mais complexo, variações da imagem original com filtros distintos. Dessa forma, o sistema pode identificar as especificidades de animais, objetos, documentos, pessoas (p.ex. Homem – 40 anos com características particulares). Esses dados são armazenados em um banco no Servidor (no nosso caso, Microsoft Azure) que em se tratando de pessoa, ao retornar num determinado ambiente, o sistema consegue identificar que ela já esteve naquele local, informando assim a fidelidade.

3.    Existem nomes de destaque que possibilitaram a implementação em larga escala?

Vitaliano – Sobre Visão Computacional, temos o método Lucas-Kanade desenvolvido pelos estudiosos Bruce D. Lucas e Takeo Kanade e também o classificador Haar que faz a tarefa de encontrar/reconhecer um determinado objeto em uma sequência de imagens ou vídeo.

NOTA – As Redes Neurais Artificiais surgiram em 1943, quando o neurofisiologista Warren McCulloch e o matemático Walter Pitts, da Universidade de Illinois, fizeram uma analogia entre as células nervosas e o processo eletrônico, mas ainda não haviam computadores.

A Rede Neural Convolucional foi criada por Yann LeCun, cientista francês da computação que trabalha principalmente nos campos de aprendizado de máquina, visão computacional, robótica móvel e neurociência computacional.

É um dos fundadores das redes convolucionais e também um dos principais criadores da tecnologia de compressão de imagem DjVu (junto com Léon Bottou e Patrick Haffner). Ele co-desenvolveu a linguagem de programação Lush com Léon Bottou.

4.    O que é Rede Neural?

Vitaliano – As Redes Neurais refletem o comportamento do cérebro humano, permitindo que programas de computador reconheçam padrões e resolvam problemas comuns nos campos de IA (Inteligência Artificial).

É uma construção matemática que permite extrair uma quantidade significativa de dados de uma imagem e sumarizar num volume menor de dados. Um rosto possui uma infinidade de pontos e a Rede Neural traduz esses pontos em menos pontos, mas continua representando esse rosto. É a única capaz de tratar a oclusão da imagem, bastando uma parte pequena para identificar que se trata daquela pessoa.

5.    Como funciona uma rede neural em VC?

Vitaliano – A câmera captura a imagem e a Rede Neural traduz essa imagem através de ângulos e contornos.

6.    Quais as aplicações da VC com redes neurais?

Vitaliano – Fluxo de Pessoas, Gerenciamento de Filas, Reconhecimento Facial, Portaria Remota, Segurança dos Cofres de Bancos, Detecção de eventos com bola em jogos esportivos (voley, futebol, tenis), Controle de Qualidade de Produtos, Controle de Estoque, Automobilismo, Delivery Robô, Automação de Drones, no Processamento Médico das Imagens para Realizar Diagnósticos sobre exames dos pacientes, Identificar Mísseis Teleguiados, etc. 

7.    Quais os países mais avançados no uso da VC?

Vitaliano – Israel, Estados Unidos, Rússia, China, Inglaterra e Alemanha.

8.    Que tipo de empresas mais exploram a VC?

Vitaliano – Segurança, Operações e Marketing do varejo, Esportes, Finanças, Bancos, Indústria Bélica, Restaurantes, Medicina, entre outros.

9.    Como é a reação do mercado à essa aplicação?

Vitaliano – Ampla aceitação, haja visto o nº crescente de empresas oferecendo sistemas baseados nessa tecnologia. E se torna cada vez mais atraentes conforme novas funcionalidades vão sendo implementadas, como no caso de Monitoramento de Fluxo de Pessoas que além da contagem, identifica o sexo, faixa etária e a fidelidade.

10. Alguma informação técnica que poderíamos destacar?

Vitaliano – Controle da rede de câmeras para reparar rapidamente possíveis defeitos ocasionados pela falta de transmissão de internet, oclusão da câmera, sujeira, falta de energia, etc

 Tratamento dos dados recebidos dos dispositivos.

11. O que podemos dizer que vem por aí e ainda não está em comercialização?

Vitaliano – Reconhecimento de micro expressões e gestos, revelando o que as pessoas estão pensando. E por reconhecimento de sons.

 Com estas informações, a 3RCorp espera contribuir para o melhor entendimento deste amplo campo da tecnologia que permite ainda inúmeras possibilidades de crescimento.

Estaremos aqui, sempre divulgando materiais de interesse da comunidade tecnológica que possam literalmente aumentar a visão para temas que ajudem as empresas melhorar processos de controle e conhecimento e como consequência, satisfazer seus clientes.

VISÃO COMPUTACIONAL – CÂMERAS INTELIGENTES 3RCORP